Provavelmente você já entrou no elevador e o assunto comentado no momento foi sobre o último episódio ou temporada de alguma série que recentemente foi lançada na Netflix. Uma cena bastante corriqueira nos dias atuais.

O brasileiro já mostrou que é fã de séries, isso é fato!

Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go, Hulu entre outros serviços de streaming têm apostado na demanda por conteúdo de qualidade dos seus diversos clientes com lançamentos frequentes de filmes, documentários, séries de terceiros ou produções próprias.

O médico empreendedor está sempre ocupado pensando na empresa mas tirar um pouco o pé do acelerador e acompanhar um bom filme ou série pode ajudar (e muito) a escapar da loucura cotidiana, respirar, organizar as idéias e enxergar novas perspectivas para o negócio.

Pensando nisso, separamos três séries que todo médico empreendedor deve assistir para tocar os negócios de maneira produtiva. Confira abaixo:

1. O Sócio

Marcus Lemonis têm a habilidade, e o dinheiro, que muitas empresas a beira da falência necessitam para sair do vermelho e deslanchar. Em cada episódio, o investidor americano  visita pequenas empresas que desejam um aporte financeiro e orientação profissional no dia a dia para dar continuidade ao seu propósito de existência.

Como em uma negociação para a entrada de um novo sócio, Marcus Lemonis faz a sua proposta e quando aceita, formaliza a sociedade com a empresa, passando a ter o controle de boa parte, na maioria 100% até que tudo esteja ajustado.

Focado em processos, pessoas e lucro (profit), Marcus Lemonis nos ensina como devemos gerenciar uma empresa.

Avaliar os pontos fortes e fracos, relacionamento com as pessoas, com os fornecedores, ouvir o cliente, planejar as ações, melhorar a comunicação e acompanhar os KPIs (indicadores de progresso) da empresa são essenciais para a saúde de qualquer negócio.

Leia também: Os 7 Ps do Marketing na Área da Saúde

2. Chef’s Table

A série documental Chef’s Table criada pela Netfilx nos convida a conhecer a vida e a cozinha de chefs talentosos que revolucionaram a culinária mundial.

Das estressantes cozinhas, passando pelo olhar, a paixão por aquilo que faz e busca por combinações perfeitas nos variados pratos, os chefs nos ensinam a arte de criar e gerir uma empresa.

Assim como os chefs, o médico empreendedor deve desenvolver um olhar diferenciado, alimentar a paixão por aquilo que faz e gerir de maneira eficiente cada aspecto da sua clínica.

Todo empreendedor precisa procurar ingredientes que possam surpreender a experiência do cliente.

Entre os famosos chefs encontramos o premiado e renomado chef brasileiro Alex Atala (D.O.M).

Vale a pena assistir.

 

3. Suits

O poderoso advogado Harvey Specter contrata um estagiário chamado Mike Ross. Apesar de ter abandonado a faculdade de direito, Ross permanece como integrante do escritório pelas suas habilidades como memória fotográfica, mente brilhante e talento para advocacia, recursos muito importantes nos casos de Harvey.

Em Suits aprendemos lições valiosas sobre sobre liderança, negociação e trabalho em grupo, indispensáveis para todo empreendedor.

Recentemente a série ficou muito mais conhecida por conta da entrada de uma das personagens na família real britânica: Meghan Merkle com o príncipe Harry.

 

Estas são séries que realmente podem agregar muito conhecimento à carreira empreendedora daqueles que buscam ampliar os seus conhecimentos e aprender sempre. Muitas ações talvez não se apliquem diretamente na área da saúde por questões regulatórias porém saber lidar com as constantes mudanças preparará o profissional de sucesso.

E você, têm alguma série que gostou e quer compartilhar com a gente aqui? Escreva nos comentários =)