O foco da grande maioria das PMEs para 2017 é atrair novos clientes e o Inbound Marketing ganha cada vez mais espaço para dar suporte a esta estratégia.

O cenário econômico e político do Brasil em 2016 fez muitas repensarem as suas estratégias e investimentos para o próximo ano.

O pessimismo vem dando lugar à perpectivas de crescimento para 2018, mas em 2017 as PMEs terão que trabalhar de maneira enxuta, sem abrir mão da eficiência e lucratividade.

O consumidor também está cada vez mais informado e exigente. A cada etapa do processo de decisão de compra, uma nova consulta aos sites, redes sociais, fóruns, vídeos e reviews é feita por ele, em tempo real.

O Inbound Marketing é a estratégia desenhada para tornar a sua empresa atraente para o seu consumidor. Diferente ou Outbound Marketing, que gera estímulos através da interrupção como o comercial de tv, rádio, anúncios em jornal e revistas, o Inbound busca atrair e estabelecer um relacionamento com o cliente através de conteúdo relevante e distribuição nos principais pontos de contato.

Muitas empresas estão descobrindo os benefícios da estratégia de Inbound Marketing para os seus negócios.

Um conteúdo relevante, que ajude o consumidor a resolver um problema mostra a sua importância. Com a constante mudança no comportamento do consumidor, as empresas precisam se preparar para desenvolver ações para diferentes públicos, ou personas, em diferentes momentos da jornada de compra do consumidor. O conteúdo certo no momento certo (ou seja, durante a procura do consumidor por informações) pode fazer total diferença na escolha da empresa ou serviço a ser contratado.

Veja abaixo 7 motivos para as PMEs investirem em Inbound Marketing em 2017 e tornar a sua empresa muito mais competitiva no mercado:

1.       Leads qualificados

Transforme visitantes em vendas. Cada pessoa que têm contato com o seu site / blog pode ser um potencial cliente, por isso, não perca a oportunidade de convertê-lo em um lead e iniciar o relacionamento até a venda. Leads gerados pelo Inbound Marketing apresentam um ROI (retorno sobre o investimento) maior do que os gerados por ações em mídias tradicionais.

 

2.       Ser relevante no seu mercado

O conteúdo criado pela sua empresa tem o poder de influenciar outras pessoas que buscam informações sobre serviços e produtos específicos. Como a sua empresa quer ser percebida? O Inbound Marketing cria conteúdo específico para cada tipo de consumidor. Nestes assuntos, você será visto como uma empresa que realmente entende do tema, está disposto a ajudar outras empresas e terá credibilidade na hora da contratação.

 

3.       Atrair o público-alvo segmentado

Sabemos que cada consumidor têm uma necessidade a ser atendida de maneira diferente entre si. Isso pode variar de acordo com o momento da jornada de compra, urgência ou conhecimento do assunto. Portanto, através do Inbound Marketing é possível criar conteúdo específico para cada público-alvo (persona) afim de atender e entender melhor no decorrer do relacionamento.

 

4.       Mensagem que permanece

A sua mensagem não depende de um período específico, ela permanece por muito tempo, influenciando novas pessoas a cada dia. Uma campanha paga tem dia e hora para acabar, porém o conteúdo gerado pela sua empresa continuará ativo. Enquanto houverem buscas na internet você poderá ser encontrado através do conteúdo publicado.

 

5.       Educar o cliente

Educar o cliente pode encurtar o caminho até a aquisição. Muitas dúvidas são esclarecidas na internet e isso representa uma grande oportunidade para o seu negócio. O que poderia afastar o seu cliente pode ser um imã. Pode ser através de um post, vídeo ou infográfico. Quanto mais informação o seu cliente tiver, mais seguro estará para contratar os seus serviços.

 

6.       Redução de custos

A estratégia de Inbound Marketing pode gerar resultado para a sua empresa com um investimento menor do que demais ações de outbound marketing.

Algumas pesquisas apontam a economia de 67% nas ações de Inbound Marketing em relação a estratégias tradicionais de divulgação da marca/produto. Redução de custo sem perder a competitividade e o alcance é o que vai diferenciar muitas empresas no mercado em 2017.

 

7.       Estabelece um relacionamento duradouro com o consumidor

Alguns produtos ou serviços demandam um “namoro” maior desde o conhecimento até a conversão. Apartamentos, por exemplo, são pesquisados pelos consumidores por aproximadamente seis meses. A sua empresa pode (e deve) construir um relacionamento com este potencial cliente até a conversão. Trabalhe estratégias para cada etapa da jornada do consumidor, gerando engajamento até a venda.

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