Com 50 milhões de brasileiros, o Instagram é uma das redes sociais que mais desperta o interesse daqueles que desejam divulgar os seus produtos ou serviços. E na área do marketing médico não é diferente.

Hospitais, clínicas, médicos e demais profissionais da saúde têm utilizada a cada dia mais o Instagram para falar com o público potencial.

Mas como estes profissionais estão utilizando esta rede social?

marketing medico Instagram

Nesta pesquisa, avaliamos como o profissional se apresenta através do perfil, quantos seguidores possuem, quantos comentários os posts recebem, média de curtidas por post, nível de engajamento e tipo de conteúdo.

Veja abaixo alguns insights que a pesquisa revelou sobre como estes profissionais estão trabalhando o marketing médico no Instagram.

A média de especialidades descritas no perfil é 2. Existem médicos que incluem 3-4 especialidades, alguns que incluem apenas 1 e também aqueles que não incluem nenhuma especialidade.

Na maioria, estes profissionais trabalham o Instagram como perfil profissional e por isso não incluem na descrição do perfil informações pessoais como casado / solteiro, filhos, hobbies ou interesses.

O serviço médico é um serviço local, e infelizmente 66,7% dos médicos não incluem o endereço ou cidade de atendimento, o que dificulta a procura do paciente por um especialista próximo ä sua localização no Instagram.

LEIA A MAIS NOVA PLATAFORMA DE CONTATO COM A SUA CLINICA – ASSISTENTE VIRTUAL

Outro ponto que chamou muito a nossa atenção foi o de 90,4% não incluírem o número CRM, uma das exigências do Conselho Federal de Medicina.

A pesquisa mostrou também que a média de seguidores entre os profissionais avaliados no Instagram é de 62.600. O psiquiatra e escritor Augusto Cury @augustocury possui 887.000 seguidores aproximadamente.

Apesar do número grande de seguidores dos profissionais de saúde avaliados, as postagens não são tão frequentes quanto se esperava. A média ficou em apenas 0,71 posts diário, ou seja, menos de 1 post por dia. O perfil com mais publicações / dia foi da @gizelemonteiro com 6,43 posts em média.

[grwebform url=”https://app.getresponse.com/view_webform_v2.js?u=Ba38t&webforms_id=16852002″ css=”on” center=”on” center_margin=”250″/]

A pesquisa mostra uma fotografia de como é utilizado hoje. Porém com novas funcionalidades que estão sendo implementadas, levarão o Instagram a novas experimentações.

E você, como têm utilizado as redes sociais para a divulgação do seu negócio?