O Instagram foi criado por Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado em outubro de 2010. Na época a ferramenta era utilizada para postar imagens e apareceu como forte concorrente para outras soluções como Flickr.

Passados oito anos, muita gente ainda pergunta se vale a pena investir no Instagram como ferramenta de comunicação. O tamanho da rede (mais de 1 bilhão de usuários ativos) e a forte penetração entre a população jovem / adulta podem responder a esta pergunta: SIM.

Porém, muitos médicos e administradores de clínicas não sabem por onde começar.

Nós montamos algumas dicas para ajudar você e aproveitar o Instagram para promover a sua clínica, consultório ou hospital.

1. Crie uma conta comercial.

O Instagram permite que usuários mudem as suas contas para serem identificadas como negócios. Uma ótima oportunidade para clínicas, consultórios ou médicos que querem ter um perfil separado do perfil pessoal.

O perfil comercial tem recursos extra que permite:

  • identificar o perfil dos seguidores
  • visualizar o desempenho das suas publicações
  • adicionar botões de contato para que os clientes possam enviar e-mails ou ligar para você direto do seu perfil.

Para trocar o tipo de perfil, vá em configurações (ícone da engrenagem), clique em ‘mudar para conta comercial’.

Escolha a categoria para o seu perfil pessoal.

Você pode escolher uma categoria e uma subcategoria que melhor representam a sua empresa.

 

2. Otimize a sua bio.

Conte a audiência quem você é, o que faz e dê um toque de personalidade. Alguns médicos incluem o número do registro, o que é importante para validar a certificação do profissional.

É hora de descrever um pouco sobre o seus serviços ou produtos.

Com apenas 150 caracteres, seja objetivo e claro.

Você pode também direcionar as pessoas a realizarem algumas ações por meio das hashtags # e links. Somente na bio o link pode ser clicado e direcionado para uma página específica (que pode ser o seu site ou landing page de um evento, por exemplo).

>>> Leia também: O paciente ficou impaciente. E agora?

3. inclua destaques na sua bio.

Estes círculos onde fotos e vídeos curtos podem ser fixados para pessoas possam acessar e saber mais sobre os seus serviços, momentos, etc…

Crie temas específicos para os destaques para facilitar o acesso às informações pelo usuário.

Dica: Atualize o link na bio para uma ação específica, como assistir a um video no Youtube ou visitar o seu último post no blog.

Utilize os encurtadores de URL como o Bit.ly https://bitly.com/ .

 

4. Controle de comentários.

Os comentários nas postagens podem ser valiosos para as pessoas que acessam o seu conteúdo no Instagram. Porém, como acontece no ambiente online, alguns comentários podem ser ofensivos e prejudicar a marca.

Nesta opção você pode ocultar comentários ofensivos automaticamente das suas publicações ou inserir manualmente palavras e termos que possam ofuscar a sua imagem.

 

5. Adicionando outra conta ao Instagram.

É possível gerenciar mais de uma conta pelo app. Isso facilita e muito no controle de posts para perfis pessoais e profissionais.

É possível incluir até 5 contas diferentes.

 

Agora que você já configurou a sua conta, inclui as informações na bio e habilitou o controle nos comentários é hora de criar conteúdo!

Trabalhar com o Instagram envolve planejamento e criatividade. As vezes é difícil saber o que devemos publicar e caímos na mesmice.

Eu separei alguns tipos de posts para inspirar a você e sua equipe e abrir a caixinha da criatividade e experimentação. São 7 tipos de posts para a sua clínica brilhar no feed do Instagram:

 

Atrás das câmeras

Sabe aquela espiadinha por trás da cortina? As pessoas são surpreendidas e não fazem aquela pose para foto, tudo acontece naturalmente! Essa é a ideia para esse tipo de post. Algumas marcas aproveitam para mostrar a cultura da empresa, do envolvimento dos funcionários.

 

Repost de funcionários

Uma empresa é feita por pessoas, certo? E eles podem criar conteúdos fantásticos! Repost de funcionários é uma ótima opção para curadoria de conteúdo autêntico e deixar mais humanizada a empresa.

Não esqueça de dar o crédito aos autores da foto!

 

Educacional

Ajude o seu cliente a resolver algo com dicas e sugestões. Imagens e vídeos educacionais são simples e fáceis de serem seguidos. Os médicos podem utilizar este tipo de post para esclarecer dúvidas dos pacientes, ajudar a disseminar conhecimento sobre determinado tratamento e alertar para possíveis complicações.

 

Post de influenciadores

Os influenciadores digitais são seguidos por milhares de pessoas. Ao interagirem com a sua marca / produto ou serviço, eles canalizam a atenção para você.

 

Motivacional

A combinação do apelo visual simples com uma frase motivacional pode elevar ao topo a sua visibilidade e ampliar o conhecimento dos valores pregados pela sua marca.

Apesar da simplicidade, um toque de profissionalismo não deve ser deixado de lado. Utilize apps como Picsart para criar textos nas imagens dentro do guide da sua marca.

 

Conteúdo gerado pelo usuário

Curadoria é sem dúvida um dos trabalhos mais importantes na era da informação. Assim como os posts de funcionários, seus clientes podem gerar conteúdos sensacionais.

Monitore o que estão postando sobre a sua marca e repost o conteúdo. Mencione @ os usuários na legenda do post.

Você pode também convidar os clientes a criarem posts e incluírem uma hashtag específica de uma causa ou evento que esteja promovendo.

 

Conteúdo de oportunidade

Posts relacionados a novos eventos (local, regional, nacional ou global) que surgem podem gerar oportunidades de exposição para a sua marca. Esse tipo de post tende a gerar altos níveis de engajamento.

A criatividade e bom humor devem estar em posts desse tipo.

 


Gostou das dicas?

Vale a pena testar diferentes tipos de posts no seu Instagram. O que pode funcionar para você talvez não funcione para outra empresa por isso é importante acompanhar os números, se as ações estão contribuindo para os seus objetivos de marketing.

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