Um dos maiores desafios nos dias de hoje é encontrar e falar com o público que realmente interessa para o seu negócio. No marketing digital uma das ferramentas mais poderosas para direcionar a comunicação é a segmentação de público no Facebook. Através dela é possível direcionar a mensagem para quem influencia ou toma a decisão de compra do seu produto ou serviço.

Neste artigo você irá aprender:

  • A importância de segmentar o público-alvo
  • Quais as opções de segmentação disponíveis
  • Como segmentar o público no Facebook.

1. A importância da segmentação

O Facebook é a rede social com o maior número de brasileiros cadastrados. Através de milhares de informações coletadas dos usuários como nome, idade, gênero, interações (curtidas, comentários e compartilhamentos), cargo, relacionamentos, checkin, fotos com local e pessoas marcadas, o Facebook consegue separar estas pessoas por clusters e entregar uma solução de publicidade granular.
E como nem todas as mensagens atendem a todos os públicos, a segmentação é necessária. Veja abaixo os 4 principais motivos para você começar a segmentar hoje mesmo:

A. Testar, testar e testar
A segmentação de público permite testarmos (e muito) – o que é maravilhoso. Eu falo para todos os clientes que não existe fórmula mágica, o que funciona para um cliente pode não funcionar para outro. Testar é preciso e o marketing digital permite isso facilmente.
Com a segmentação você pode testar se o mesmo anúncio ou post funciona melhor para homens, mulheres, alguma faixa etária, local ou interesse específico. Por isso teste, teste e teste os seus com diferentes públicos.

B. Entender o comportamento do seu público
A magia do marketing digital é colher dados para entender o seu público, avaliar o que funciona para ele e fazer os ajustes necessários. É importante aprender rápido e agir com base no conhecimento adquirido. Avalie as interações recebidas com as suas peças e entenda como você pode se beneficiar, gerando valor para o público e leads para o seu negócio.

C. Otimizar investimento
De acordo com o item anterior, é preciso entender o público. Isso ajuda a otimizar o investimento, ou seja, investir onde você está tendo resultado! Pare de desperdiçar dinheiro naquilo que não acrescenta valor ao seu negócio. O marketing digital possibilita enxergar quais ações estão gerando oportunidades de negócio.

D. Eliminar a dispersão de mídia
Você não quer falar para todo mundo, quer falar com quem deseja o seu produto ou serviço, certo? Diferente de uma revista semanal como Veja ou programa de entretenimento na tv nacional onde o público é bastante abrangente, no Facebook você consegue segmentar para a região onde realmente interessa. Dificilmente um cliente irá viajar dezenas de quilômetros para adquirir um produto se houver outro fornecedor mais próximo, certo? Desta maneira você define o perfil e também a localização de onde deseja alcançar.

2. Opções de segmentação disponíveis no Facebook

Antes de segmentar é importante definir o seu objetivo.

Se for para ganhar visibilidade, alcançar o maior número de pessoas possível, o direcionamento amplo do Facebook pode te ajudar. Ele mostra o seu anúncio para o maior número possível de pessoas, depois disso ele mostra qual é o perfil de pessoas que estão mais propensas a ver o seu anuncio (na análise da campanha).
Se o seu objetivo for mais específico, como atingir determinado perfil de pessoas com interesses específicos a executarem uma ação (como baixar ebook, clicar no link, comprar um produto), o direcionamento específico vai te ajudar. Nele você inclui algumas características que podem ser consideradas na veiculação do seu anúncio.
Entender quem é o seu público-alvo, qual é o momento dele no processo de compra do consumidor e quem são os influenciadores é extremamente importante para ajudar no direcionamento correto.

Confira também A Importância das redes sociais para o seu negócio aqui.

Segmentar o público é essencial para uma campanha vitoriosa nas redes sociais como Facebook e Instagram.

Tipos de segmentação ampla:


• Localização (país / cidade ou raio de alcance)
É possível incluir ou excluir diversas localidades.
Se o seu negócio abrange uma determinada cidade você pode adicionar com incluir. É possível adicionar o seu endereço e um raio de alcance em quilômetros também, o que facilita para negócios locais. Por exemplo: a sua clínica ou consultório pretende atingir um raio de 2 a 5km de alcance ao redor do seu endereço, inclua o endereço ou arraste o marcador e defina o raio de alcance pretendido para o local.

É possível escolher mais de um local.
Você pode também excluir locais que não sejam interessantes para o seu negócio.

• Idade
13 a 65+
É possível escolher uma idade específica ou uma faixa etária.
A mensagem que você deseja passar é abrangente ou muito específica? Defina a faixa correta para a sua comunicação.

• Gênero
Homens / Mulheres ou Ambos.
O Facebook permite falar com cada um destes gêneros.
Existem assuntos que são interessantes para mulheres, outros para homens e alguns podem ser interessantes para ambos, aqui você define para qual gênero a sua mensagem deve aparecer.

• Idiomas
Através deste recurso você pode definir o idioma do seu público-alvo. Por exemplo, próximo ao meu estabelecimento existe uma empresa onde muitos expatriados trabalham (russos, alemães, espanhóis etc…) assim você pode desenvolver um anúncio específico para este público no idioma dele (ou em inglês para todos).

 

Direcionamento detalhado:


Neste tipo de direcionamento, encontramos uma série de atributos que podem ser definidos para o seu público-alvo. Eles são variados e permitem tornar a sua campanha mais rica, alcançar as pessoas de acordo com seus dados demográficos, comportamentos, relacionamentos, ocupação, cargo, nível de escolaridade, dispositivos (Android, iOS), plataformas (Facebook / Instagram), interesses (como marcas, grupos, comunidades, revistas, jornais) entre outros.
Como mencionamos no início deste artigo, vale a pena testar para identificar qual o perfil que melhor atende aos seus objetivos de negócio.

3. Como segmentar na prática

Vamos definir um público para uma mensagem específica.

Por exemplo, você trabalha em um laboratório que realiza exames de ressonância magnética e deseja falar com todos os oncologistas da região. Você criou um post sobre esse tipo de exame e quer impulsionar para essa especialidade médica.

É um público muito específico, por isso não adianta falar com muita gente.

Você começa definindo um raio de 20km do seu laboratório, pois sabe que não poderá atender médicos ou clínicas que estiverem além deste alcance, por conta da logística e objetivos internos.

A idade pode variar entre 25 e 65 anos.

Além da profissão, o que você poderia incluir como atributos?

  • O setor como um todo: medicina e saúde
  • Doenças relacionadas como câncer, câncer de mama, câncer de pulmão…
  • Assuntos / eventos relacionados ao câncer como outubro rosa, laço rosa
  • Pesquisas sobre o assunto como Cancer research
  • Campos de estudo como Oncologia ou Cancer
  • Empregadores como hospitais e laboratórios

 


Experimente algumas combinações que fazem sentido para o seu negócio e verifique quais têm o melhor retorno. Em um nível mais básico, vale a pena separar campanhas por idade, sexo, dispositivos e interesses. Assim você poderá comparar quais se aproximam do seu real objetivo e ajuda na otimização dos recursos.

 

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